sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Minha experiência com a leitura e escrita - Marta

Minha experiência com a leitura e escrita, se deu desde muito cedo (na infância), lembro-me de meu pai trazendo livrinhos e disquinhos que ouvíamos e líamos as historinhas, que algumas me lembro até hoje com 51 anos e às vezes conto para meus alunos, meus pais não tinham muito estudo, mas isso não foi um problema, pois meu pai tinha uma ótima imaginação e disposição para também inventar histórias e entreter-me, sabia muito de política, localização. Eu gostava muito de escrever nas paredes, ensinava os menores, acho que por isso sou professora.
Sempre gostei de frequentar bibliotecas e comprar livros, quando fiz faculdade a bibliotecária sempre guardava livros para mim, principalmente de auto-ajuda, particularmente, considero que as leituras que fiz contribuíram grandemente para minha formação como ser humano, inevitavelmente somos influenciados pela leitura e pelas escolhas que fazemos em relação a isso. Adquiri certa agilidade em relação à leitura e consequentemente em relação à escrita. 
Foi no decorrer dos anos ao adquirir mais experiências com os diversos gêneros da leitura e da escrita que percebi que a prática da leitura não corresponde a uma simples decodificação de símbolos e sim ter a capacidade de entender, compreender e interpretar aquilo que eu estava lendo. Nos dias de hoje, com a grande acessibilidade a tecnologia, é necessários usar as ferramentas que incentivem o gosto pela leitura, principalmente nossos alunos, por temas que façam a diferença, fazendo das letras uma arma no intuito de formar verdadeiros cidadãos.
Fui no decorrer dos anos ao adquirir mais experiências com os diversos gêneros da leitura e da escrita que percebi que a pratica da leitura não corresponde a uma simples decodificação de símbolos e sim ter a capacidade de entender, compreender e interpretar aquilo que eu estava lendo. Percebi que meus olhos faziam a leitura de interação, me aguçava em buscar os sentidos das palavras, o que fazia da leitura algo satisfatório e prazeroso.
A partir dessa sede de leitura pude refletir o meu relacionamento com cada texto, pude adquirir um conhecimento prévio e critico sobre o que eu lia, nesse momento era despertado a emoção, expectativas, posicionamentos entre outros sentidos e sentimentos.

Nos dias de hoje, com a grande acessibilidade a tecnologia, é necessário usar as ferramentas que incentivem o gosto pela leitura, por temas que façam a diferença, fazendo das letras uma “arma” no intuito de formar verdadeiros cidadãos.
Hoje, no mundo o qual vivemos, às vezes, fica muito difícil a concorrência com a tecnologia influenciando nossos alunos, eles estão antenados no MSN, no facebook, mudou muito nosso conceito, precisamos entrar no mundo deles para que possam adquirir hábitos de leitura. E como fazer isso? Abraço. Marta. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário