sexta-feira, 23 de novembro de 2012

REFLEXÕES - Marta

A tecnologia vem evoluindo a cada dia, proporcionando à população maior qualificação, com acesso a novas informações, fornecendo inovações intelectuais, basta alguns clique e estamos conectados ao mundo de várias formas, viaja-se pelo mundo virtual sem sair do lugar. Um fato importante é que estas inovações não substituem o professor, apenas servem de incorporação ao processo educacional, favorecendo mudanças construtivas, auxiliando o processo de ensino aprendizagem através de metodologias que podem enriquecer o planejamento, facilitando, melhorando e aprimorando a novos conhecimentos. Mas acima de tudo, é preciso estar atualizado para viver no mundo de hoje, onde não basta informação, é preciso saber o que fazer com essas informações e arranjar estratégias evolutivas elevadas ao conceito de “conhecimento”, do contrário podemos servir de “chacota” dos próprios educando. Diante de tanta modernidade e mudanças na sociedade, a escola com certeza não pode ficar alheia a estas mudanças, e o avanço tecnológico é um dos métodos usados em nosso meio de aprender a ler e escrever.
Nesta sociedade moderna seria impossível viver sem usar os recursos que a tecnologia oferece, sem contar no curto espaço de tempo que podemos executar qualquer tarefa, dentro de uma metodologia de organização, aparência e uma quantidade de material rica em conteúdos. Em questionamentos com colegas, também se pode perceber a importância que a tecnologia exerce sobre eles, seja na vida pessoal, no lazer ou no campo profissional, tornando-se ferramenta indispensável no cotidiano.
A inserção da tecnologia na educação não deve ser uma simples implementação de aparelhos de computadores para serem utilizados de uma maneira mecanicista, sem um planejamento que traga uma referência sobre qual sua utilidade na aprendizagem dos educando, deve ser pensada como
Instrumento de auxilio ao processo educativo, levando em consideração a reflexão sobre como essas novas tecnologias podem ser utilizadas em beneficio do ser humano e da educação.

Neste novo mundo moderno, estamos nos deparando com a evolução cada vez mais rápida da tecnologia na sociedade, e não podia estar à escola alheia a esse desenvolvimento. Mas de alguma forma esse avanço tecnológico está mudando o nosso jeito de aprender e ensinar. Nos tempos atuais, a escola não pode ser conformar com o simplesmente ensinar a ler e escrever, como único mecanismo de superação pessoal. Se quisermos que nossos alunos tenham oportunidades na sociedade, nos devemos assumir o nosso desafio de levá-los a um novo patamar. Se não tomarmos a responsabilidade de formar nossos alunos para que sejam inseridos na “sociedade da informação”, estaremos relegando eles, ou melhor, condenando eles as piores condições ou a exclusão social.
Se ignorarmos o que esta acontecendo no mundo, se, por medo ou por acreditar que é algo muito distante de nós, ou ficarmos indiferentes e não nos prepararmos, estaremos condenados a ser vitimas passivas daquilo que outros decidirem. Para isso precisamos estar preparados, motivados e capazes de levá-los, ou melhor, ir com eles a esse futuro que já chegou. Porque queremos usar a tecnologia na escola? Somente para não ficarmos de fora? O que acha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário